A LENDA DO MECÂNICO FANTASMA

(Altos – Piauí)

17760287_274196639671379_1060492257_n
Ilustração: Douglas Viana

Na região de Altos, Piauí, todos conhecem a história do grande desastre de Trânsito que vitimou mais de 30 pessoas em 13 de Julho de 1957. O ônibus da empresa Marimbá, que fazia a linha Teresina-Parnaíba, dirigido por Joaquim Gomes do Rego, mais conhecido por Quincas Rego, natural de Barras, Piauí, colide frontalmente com um caminhão Ford E-5 carregado de madeira, pilotado pelo imprudente motorista José Cândido Teixeira Viana, que morava em Altos, Piauí, que fazia uma ultrapassagem em circunstâncias de pouca visibilidade. De imediato morrem 27 pessoas, mas com o decorrer do tempo, houveram outras vítimas, totalizando 33 mortos em razão daquele fatídico acidente de trânsito, um dos maiores já registrados na história do Piauí.

O local do acidente, na BR que liga Teresina a Altos, a poucos quilômetros da zona urbana de Altos, até hoje é chamado de “Desastre” pelo povo da cidade da pequena capital da manga. O local posteriormente virou local de peregrinação, onde foi construído um monumento em memória das vítimas, e muitas pessoas se dirigem ao local para orar pelas vítimas ou pagar promessas.

Certo dia, um motorista que não é da região transitava em seu veículo nas redondezas do local. De repente, o veículo pifa próximo ao “Desastre”. Sem saber o que teria acontecido, o motorista tenta reparar, sem sucesso, o carro. De repente, surge a figura de um homem que pergunta qual o problema e oferece ajuda, dizendo ser mecânico.

Após algum tempo, o mecânico consegue fazer o carro funcionar. O motorista do veículo, agradecido, oferece pagamento. O mecânico recusa. O motorista insiste. Diante da insistência do motorista o mecânico pergunta aonde o motorista estaria indo, ao que ele responde que estaria a caminho de Barras. Então o mecânico fala: – “Pois quando você chegar lá, vá até esse endereço (anota um endereço em um pedaço de papel) e entregue o pagamento à minha esposa fulana de tal, e diga-lhe que fui eu que mandei entregar esse dinheiro”.

17742066_273684693055907_67468755_n
Ilustração: Douglas Viana

O motorista achou estranho, mas concordou. Entrou no carro e seguiu viagem, vendo no retrovisor a figura do mecânico cada vez mais longe enquanto o veículo se distanciava.

Ao chegar em Barras-Piauí, o homem foi até o endereço que lhe havia sido fornecido e ao perguntar pela esposa do mecânico esta veio lhe atender.

Ao contar-lhe a história ela apenas disse: – “Não pode ser! O senhor deve estar enganado… meu marido morreu há muito tempo!” O motorista então responde que isso não era possível, pois havia acabado de falar com ele na estrada próximo a Altos. A mulher entra em casa e pega um retrato e mostra ao motorista: – “foi esse o homem que você viu? Pois ele está morto. Ele morreu em um acidente de trânsito na estrada próximo à cidade de Altos!”.

O motorista empalideceu e, por um momento, ficou sem qualquer ação a olhar para a mulher. Após algum tempo, entregou-lhe o dinheiro e foi embora. Você pode até não acreditar, mas essa história foi-me contada por um sobrinho neto dessa pessoa que teria morrido no Desastre. A pessoa que me narrou é natural de Barras mas mora em Teresina, onde o conheci.

Segundo ele, o mecânico que teria auxiliado o motorista em apuros seria Joaquim Gomes do Rego, vulgo Quincas Rego, tio do seu pai e motorista do ônibus da empresa Marimbá que colidiu com o caminhão e que teria morrido no acidente. Segundo ele, além de motorista, Quincas Rego era também mecânico de veículos.

FONTE: Relato oral de Francisco Moisés Santos Rêgo, sobrinho-neto de Quincas Rêgo, confirmado por inúmeros habitantes da cidade de Altos – Piauí..

TEXTO: José Gil Barbosa Terceiro

Vídeo “A LENDA DO MECÂNICO FANTASMA”, o primeiro produzido por Causos Assustadores do Piauí no Youtube.

2 comentários em “A LENDA DO MECÂNICO FANTASMA

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

VEJA.com

Notícias sobre política, economia, celebridades, mundo e esportes. Coberturas e reportagens especiais em TVEJA.

Me desculpem, não foi de propósito!

Devaneios irreais sobre uma vida real.

O FOLCLORE BRASILEIRO

O Folclore é uma das nossas mais importantes culturas. Vamos manter a tradição, cultivá-la, divulgá-la, usufruí-la etc.

Se Conto Ninguém Acredita

Histórias de um Subconsciente Pouco Convencional

Colecionador de Sacis

Desde 2015 tirando o folclore da garrafa

Raiz Cultural

Consolidando Cultura Piauiense

Causos Assustadores do Piauí

Mitos, visagens, lendas, ovnis, ets, fenômenos e causos assombrosos do Piauí

%d blogueiros gostam disto: