O RETORNO DO NOSFERATU PIAUIENSE

salomé, torquato, heli nunes livro
Na foto, Torquato Neto com os pais Salomé e Heli.

Torquato Neto, um dos mais admiráveis artistas/escritores piauienses, fundador da Tropicália junto com Gil, Caetano, Gal, Bethânia, e outros, era o único filho de Maria Salomé da Cunha Araújo, uma católica fervorosa que era professora primária, e de Heli da Rocha Nunes, um defensor público renomado no Piauí que era espírita, sendo todos, pai, mãe e filho já falecidos.

Doutor Heli, acreditando na sobrevivência do espírito à morte do corpo humano, 12314528contava uma história interessante: Estava lá ele deitado em sua casa, anos depois da morte do filho, quando, um dia, ouviu a voz do filho: ‘Papai eu vou reencarnar’, de modo que teria lhe respondido: ‘Meu filho, não reencarne lá (no Rio), longe de sua família, nem numa casa como a nossa, que não tenha condições econômicas de amparar seu talento. Reencarne na casa de sua fulana, que tem boa situação e é muito boa”.

Dias depois, Dr. Heli teria ido à casa da tal pessoa, e disse à filha dela, casada há pouco tempo, que ela iria ter um filho. Ocorre que a moça havia feito uma ecografia que dizia que a criança ia ser menina, mas quando nasceu veio um menino, tal como dissera Seu Heli, que acreditava que esse menino é Torquato Neto reencarnado, chegando a pedir para adotar a criança, afim de dar a ela todo o amor e carinho.

Os demais familiares não acreditam na história do Doutor Eli, que era o único espírita em meio a uma família católica. 

Torquato Neto, por Arnaldo AlbuquerqueJosé Geraldo Couto, da Folha de São Paulo, escreveu o seguinte sobre uma conversa que tivera com Dr. Heli sobre o assunto em 1992: “Para muita gente Torquato Neto está vivo. Mas o pai do poeta, o defensor público aposentado Heli da Rocha Nunes, 75, parece ser o único a dar à frase um sentido literal. Em entrevista concedida à Folha por telefone, de Teresina, ele se disse convencido de que o filho reencarnou num menino da cidade, hoje com 2 anos”.

O menino, pela idade divulgada, deve hoje, se ainda vivo for, ser um homem feito. Não tenho certeza se ele é mesmo Torquato, mas, posso afirmar com toda a certeza que Torquato ainda vive no seio de todos os amantes da cultura no Piauí e, porque não dizer, no Brasil.

FONTE:

COUTO, José Geraldo. “Pai diz que o poeta reencarnou. In Folha de São Paulo, de 8 de novembro de 1992, caderno Mais 6-4”.

KRUEL, Kenard. “TORQUATO PEREIRA DE ARAÙJO NETO” In: kenard kaverna – “entrem sem bater”. Disponível em: <http://krudu.blogspot.com.br/…/solome-torquato-e-heli-nunes…>. Acesso em 24 abr. 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

VEJA.com

Notícias sobre política, economia, celebridades, mundo e esportes. Coberturas e reportagens especiais em TVEJA.

Me desculpem, não foi de propósito!

Devaneios irreais sobre uma vida real.

O FOLCLORE BRASILEIRO

O Folclore é uma das nossas mais importantes culturas. Vamos manter a tradição, cultivá-la, divulgá-la, usufruí-la etc.

Se Conto Ninguém Acredita

Histórias de um Subconsciente Pouco Convencional

Colecionador de Sacis

Desde 2015 tirando o folclore da garrafa

Raiz Cultural

Consolidando Cultura Piauiense

Causos Assustadores do Piauí

Mitos, visagens, lendas, ovnis, ets, fenômenos e causos assombrosos do Piauí

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: