(Luzilândia – Piauí)

A cidade de Luzilândia fica no interior do Piauí, há aproximadamente 250 Km ao norte da capital. Ali, há muito tempo atrás, vivia Luzia, uma lavradora casada com um homem muito ciumento que encontrou um fim trágico nas mãos do marido.
O esposo acreditava que Luzia estava lhe traindo com um outro homem e, com requintes de crueldade, assassinou a esposa com uma faca, de modo que, visando dar fim ao corpo, cortou-a em vários pedaços.
O delito horrível foi descoberto. Só depois da morte da mulher é que a verdade veio a tona: Luzia nunca havia traído o esposo. Era ela uma esposa fiel e casta, de modo que só mantinha relações com o marido.

Devido à forma violenta com que encontrou seu fim, apesar de inocente, o povo daquela cidade passou a considerá-la uma mártir, uma santa, de modo que são muitos os que visitam a capelinha que marca o lugar em que sua vida foi extinta.
São constantes as visitas de fiéis devotos ao túmulo da santa de Luzilândia. Ali fazem preces e promessas, de modo que atendidos em seus anseios, voltam ao lugar para orar em agradecimento, depositar ex-votos e acender velas, entre outras coisas. As visitas são mais frequentes no dia de finados, em novembro, quando a capelinha de Luzia é um dos pontos mais visitados da cidade, pois até hoje, o povo de Luzilândia acredita nos poderes milagrosos da mulher, cruelmente assassinada no segundo quartel do século XX, à época em que a cidade era governada Gerson Castelo Branco (mandato de 1926-1930).

FONTE:
TEXTO: José Gil Barbosa Terceiro
Fotos extraídas dos sites que serviram de fonte ao texto.
Deixe um comentário