SANTA MARIA ALVES (MARIALVES)

(Pedro II – Piauí)

250860_112214108920044_855452585_n

Contam que Maria Alves era uma adolescente com seus 14 anos de idade que, em uma daquelas grandes secas  que atingiram o nordeste do Brasil no início do século XX (não se sabe bem se a de 1915 ou a de 1929), fugia do Ceará para tentar encontrar refúgio na cidade de Pedro II. A menina, juntamente com seus familiares, caminharam por muitos dias, mas, quase chegando em seu destino, a menina, maltratada por demais pela falta de comida e água falece e seus pais, sem ter para onde levá-la, também exaustos, acabam deixando o seu corpo ali mesmo no chão, onde permaneceu até ser encontrado, dias depois, por moradores da região, que a enterraram ali mesmo.

Ao que se sabe, depois disso, um vaqueiro, andando pelo local, vê uma luz em forma de criança subir aos céus. Para marcar o local da visão, ele coloca uns galhos secos no lugar e segue o seu caminho. A vizinhança, ao tomar conhecimento da história, começa a visitar o lugar, em romarias, acreditando que a menina é uma alma milagrosa. Ali acendem velas e levam garrafas d’água como oferenda a quem passou sede. Com o tempo, é erguida uma capelinha no lugar.

Ainda hoje, a visitação de fiéis da alma da menina adolescente que morreu de sede e fome é intensa. Do lado de fora da capelinha, já se observa os cuidados que os fiéis tiveram com essa alma milagrosa. Com uma área externa toda bem cuidada e lajeada, um belo jardim florido onde existem algumas flores e uma pintura impecável, a capela brilha à margem da BR-404, cerca de 2 km distante da zona urbana de Pedro II, na saída para Teresina. A parte interna da capela é abarrotada de ofertas dos fiéis que se dizem agradecidos por sua intervenção milagrosa em momentos de aflição. Ali podem ser encontrados ex-votos de madeira representando partes do corpo dos devotos que foram curadas, imagens de santos, cartas, fotos e cartazes com agradecimentos por escrito formulados pelos fiéis, garrafas d’água, coroas de flores,imagens de santos, entre outros objetos ofertados à pequena santa milagrosa de Pedro II.

1610841_570442676420559_5260766122378688373_n

FONTE:

BRANDIM, Sérgio Romualdo Lima. ROMEIRO E FÉ: UM ESTUDO SOBRE O SANTUÁRIO DE SANTA CRUZ DOS MILAGRES. Dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em História, do centro de Ciências Humanas e Letras, da Universidade Federal do Piauí, para obtenção do Grau de Mestre em História do Brasil. Orientador: Prof. Dr. Antônio de Pádua Carvalho Lopes. Teresina, PI: UFPI, 2007. Disponível em: <http://www.leg.ufpi.br/subsiteFiles/mesthist/arquivos/files/Dissertacoes/Dissertacao_Sergio%20Romualdo%20Brandim.PDF>. Acesso em 06 Out. 2017.

MASCARENHAS, Denise dos Anjos; MORAES, Maria Dione Carvalho de. Santos populares piauienses e Folkcomunicação (Os casos do motorista Gregório, Maria Alves e Arte Santeira). Teresina: UFPI, (ano de publicação?).

Informação de Ernani Getirana, escritor de Pedro II, no sentido de que a menina é enterrada no local (via facebook).

 

TEXTO: JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

VEJA

Principais informações sobre política, economia, saúde, tecnologia, esporte e cultura.

Me desculpem, não foi de propósito!

Devaneios irreais sobre uma vida real.

O FOLCLORE BRASILEIRO

O Folclore é uma das nossas mais importantes culturas. Vamos manter a tradição, cultivá-la, divulgá-la, usufruí-la etc.

Se Conto Ninguém Acredita

Histórias de um Subconsciente Pouco Convencional

Colecionador de Sacis

Desde 2015 tirando o folclore da garrafa

Raiz Cultural

Consolidando Cultura Piauiense

Causos Assustadores do Piauí

Mitos, visagens, lendas, ovnis, ets, fenômenos e causos assombrosos do Piauí

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: