A LENDA DO BUMBA-MEU-BOI

(Lenda do Piauí)

morte_do_rei_da_boiada

Bumba Meu Boi, também conhecido como boi-bumbá, é uma dança folclórica brasileira originária do Piauí. Parte importante da cultura do país, o bumba meu boi é fortemente baseado em uma lenda que narra a morte e ressurreição de um boi.

Segundo a lenda, nos idos do século XVIII, no Estado do Piauí, uma escrava chamada Catarina ou Catirina estava grávida e sentiu desejo de comer a língua de um boi. Depois de muitos e insistentes pedidos, Pai Chico, o marido de Catarina, também escravo, resolveu roubar um dos bois da fazenda em que viviam, afim de levar sua língua para satisfazer o desejo da esposa. Mas durante a matança do boi, Pai Chico foi pego em flagrante e capturado pelos capangas do fazendeiro. Como o animal era muito querido por seu proprietário, foram chamados pajés que reanimaram o boi, curando-o. No final, ao descobrir o motivo do crime, o dono da fazenda perdoou Pai Chico e mandou celebrar uma enorme festa para comemorar a saúde do animal.

A festa foi tão grande e impressionante que criou-se o costume de fazer a festa em homenagem ao boi e, do Piauí, o costume se espalhou para todo o Brasil, sendo a festa do Boi também muito forte no Maranhão e no Pará, onde ocorre a tradicional festa dos Bois Garantido e Caprichoso. Em todas as festas geralmente é encenada a lenda, com a morte e ressurreição do boi.

Além da festa do Bumba-Meu-Boi, o boi foi incorporado também a outro costume cultural muito forte no Brasil inteiro, inclusive no Piauí: o reisado. O reisado é uma festa popular em homenagem aos três reis magos, trazida ao Brasil pelos portugueses no período colonial. No reisado, as cantadeiras se apresentam cantando nas portas das casas e, geralmente, o dono da casa recebe o Santo. Se aceitar o reisado, normalmente o dono da casa coloca o boi e os caretas para brincar, se não, paga só a esmola do santo. Normalmente, os reisados percorrem as ruas durante várias noites, desde fins de dezembro, encerrando as atividades no dia seis de janeiro, data dedicada aos três reis magos no calendário cristão.

reisado cm

Na encenação do reisado, assim como no Bumba-Meu-Boi, o boi é morto e reanimado, só que ali ele interage com os três caretas, também personagens do reisado. A animação também fica por conta de um sanfoneiro e um cantador que fazem a apresentação e animação do boi.

Na região norte do Piauí, a mais famosa tradição de reisado ocorre no município de Boa Hora, a 137 km de Teresina, onde ocorre, inclusive, disputa entre os melhores grupos de reisado. Em Campo Maior, a 78 km de Teresina, o reisado do senhor Zé Doca e do Alto do Maio também buscam repassar os valores da manifestação religiosa e cultura. Na cidade de Jatobá do Piauí, a 134 km de Teresina,  no povoado Bom Lugar grupos de reisado se apresentam na região do povoado Tanques, onde rezadeiras fazem oferendas e, em seguida, os caretas embalam o boi ao som de cantigas e dança. Em Altos, é muito famoso o Reisado da Dona Alzira (avó materna de minha filha Aninha), no Bairro Santo Antônio, onde o boi e os caretas também são personagens da festa.

thumbs

A figura do boi foi incorporada de tal forma à cultura popular brasileira, que passou a incorporar o universo das cantigas de ciranda (e das cantigas de ninar), com os seguintes versos: “Boi, boi, boi… boi da cara preta, pega essa criança que tem medo de careta! Boi, boi, boi… Boi do Piauí, pega essa criança que não quer dormir”.

A letra da música, feita para assustar crianças que não querem dormir para que não resistam ao sono, tem embalado, através dos tempos, crianças de todas as idades.

Em homenagem ao boi, nós, do projeto Causos Assustadores, fizemos um vídeo publicado em nosso Canal no Youtube chamado Aninha e o boi da cara preta (e os caretas do reisado da vovó). Confiram o vídeo abaixo.

 

FONTES:

http://maestrorochasousa.blogspot.com.br/2011/07/o-nome-dos-bois.html

http://www.campomaioremfoco.com.br/ver_coluna2/1409/Religiosidade-e-Folclore-juntos-no-XVIII-Festival-de-Reisado-de-Boa-Hora

http://www.campomaioremfoco.com.br/ver_coluna2/1413/Matanca-dos-bois-fecha-festividades-de-reisado-em-Boa-Hora–PI—FOTOS

http://objetivoteresina.com.br/blog/coluna/663/o-folclore-piauiense-lendas-crenas-e-costumes

http://turismodepontaaponta.blogspot.com.br/p/cultura.html

http://www.lendas-do-piaui.noradar.com/lenda-do-bumba-meu-boi/

https://www.recantodasletras.com.br/fabulas/5210420

http://www.folclore.net.br/bumba-meu-boi.php

http://lendasdobrasil.blogspot.com.br/2011/07/lenda-do-bumba-meu-boi.html

 

TEXTO: JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

VEJA.com

Notícias sobre política, economia, celebridades, mundo e esportes. Coberturas e reportagens especiais em TVEJA.

Me desculpem, não foi de propósito!

Devaneios irreais sobre uma vida real.

O FOLCLORE BRASILEIRO

O Folclore é uma das nossas mais importantes culturas. Vamos manter a tradição, cultivá-la, divulgá-la, usufruí-la etc.

Se Conto Ninguém Acredita

Histórias de um Subconsciente Pouco Convencional

Colecionador de Sacis

Desde 2015 tirando o folclore da garrafa

Raiz Cultural

Consolidando Cultura Piauiense

Causos Assustadores do Piauí

Mitos, visagens, lendas, ovnis, ets, fenômenos e causos assombrosos do Piauí

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: