O HOMEM DO SACO (PAPA FIGO)

(Lenda do Piauí)

30689086965_b025355a68

Também conhecido como velho do saco, o homem do saco é uma lenda presente no folclore de todo o Brasil, com especial força na região nordeste, inclusive no Piauí, onde existem relatos de sua aparição.

Ao que contam não é nenhum monstro com poderes fantásticos. É geralmente descrito como um homem comum, de idade avançada, com trajes maltrapilhos, que carrega nas costas um enorme saco onde dizem jogar as suas vítimas, sempre crianças e adolescentes que rapta nas ruas. O temor que inspira, contudo, é bem real, pois ele pode ser qualquer estranho que se apresente no meio da rua. Muitas vezes, ele age sozinho, mas também dizem que possui ajudantes.

2-homem-do-sacoSeja sozinho ou contando com seus ajudantes, o modo empregado para capturar suas vítimas é muito semelhante: usam de todos os artifícios para atrair as vítimas, aproveitando-se da inocência destas, tais como: distribuir presentes, doces, dinheiro, brinquedos ou comida. Os raptos ocorrem em qualquer lugar: logradouros públicos, em portas de escolas, parques, ou mesmo locais desertos.

Uma das versões mais famosas da lenda afirma que ele pega as crianças para devorar seus fígados. Ao que dizem, o velho do saco sofre de uma doença terrível e, por isso, precisa se alimentar continuamente de tais órgãos. Mas não é qualquer fígado que lhe satisfaz… É preciso que o órgão seja extraído de uma pessoa de pouca idade, pois, assim, possuirá maiores propriedades curativas. Por essa razão é chamado também de Papa-Figo.

a-lenda-do-saco-preto

Depois de ingerir os fígados, os cadáveres das crianças, sem o órgão, são geralmente largados na rua, próximo de onde foram capturadas, tarde da noite. Algumas de suas vítimas, contudo, nunca mais são vistas.

A crença popular antigamente era a de que a Lepra era uma doença do sangue (sangue impuro ou sujo). Como o sangue é filtrado pelo fígado, muitos achavam que comer esse órgão os ajudaria a restabelecer a sua saúde. “Um fígado doente trata-se com um fígado sadio”, era a firme convicção do senso comum popular dos antigos. Por essa razão acredita-se que o Papa Figo  tenha iniciado o ataque às suas vítimas.

Alguns dizem que o velho do saco, ou Papa Figo, é uma invenção dos mais velhos para que as crianças evitem contato com estranhos no meio da rua. Mas tem gente que jura que ele existe e, com a ajuda de seus auxiliares, vive à espreita nas ruas piauienses à espera de sua próxima vítima. Por via das dúvidas, o melhor é que se tomem cuidados…

FONTE:

http://ocalafrio.blogspot.com.br/2013/08/a-lenda-do-papa-figo-o-homem-do-saco.html

http://www.grupoescolar.com/pesquisa/lenda-da-regiao-nordeste.html

http://linguaslinguagem.blogspot.com.br/2011/09/v-behaviorurldefaultvml-o.html

QUEIROZ, Áurea. Lendas do Piauí. Teresina: Halley, 2013.

TEXTO: JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

VEJA.com

Notícias sobre política, economia, celebridades, mundo e esportes. Coberturas e reportagens especiais em TVEJA.

Me desculpem, não foi de propósito!

Devaneios irreais sobre uma vida real.

O FOLCLORE BRASILEIRO

O Folclore é uma das nossas mais importantes culturas. Vamos manter a tradição, cultivá-la, divulgá-la, usufruí-la etc.

Se Conto Ninguém Acredita

Histórias de um Subconsciente Pouco Convencional

Colecionador de Sacis

Desde 2015 tirando o folclore da garrafa

Raiz Cultural

Consolidando Cultura Piauiense

Causos Assustadores do Piauí

Mitos, visagens, lendas, ovnis, ets, fenômenos e causos assombrosos do Piauí

%d blogueiros gostam disto: