(BR-316, Município de Lagoa Alegre – Piauí)
No município de Lagoa do Piauí, a cerca de 50 quilômetros de Teresina, é possível avistar um túmulo cercado por uma mureta, às margens da BR 316. O monumento fúnebre está localizado no km 43, no sentido de quem vem de Monsenhor Gil (PI) rumo à capital Teresina.
Alguns moradores daquela região contam que o Finado João Bernardo, sepultado ali, foi um caminhoneiro que teve uma morte trágica, resultado de um assalto sofrido na estrada. Segundo relatos, o caminhoneiro teria dado carona a dois homens que encontrou durante o trajeto, sem saber que se tratava de dois bandidos perigosos. Quando já estavam no veículo, os criminosos anunciaram o assalto e ainda mataram João Bernardo, carbonizando seu corpo e o deixando abandonado num matagal da localidade.
Algum tempo depois, o corpo de João Bernardo foi encontrado por moradores, que ficaram horrorizados com o crime bárbaro e providenciaram o sepultamento. Comovidas com o sofrimento pelo qual João Bernardo passou, alguns moradores passaram a acender velas e rezar por sua alma e, a partir daí foi dado início ao seu culto. Como uma Alma Bendita, o Finado João Bernardo é evocado para auxiliar em curas, para livrar do fogo e dos perigos da estrada, afastando ladrões e malfeitores.
TEXTO E FOTOS: RAFAEL NOLÊTO
Deixe um comentário