(Uruçuí – Piauí)
Na localidade Estiva, Zona Rural do município de Uruçuí (Piauí), encontramos o Santuário da Finada Alice, mulher que foi vítima de um crime cometido pelo próprio marido e, após sua morte, foi consagrada como Alma Bendita pelo povo da região. Muitos a consideram capaz de realizar milagres e lhe nutrem devoção.
Nascida em 1927, Alice Gomes de Almeida se envolveu ainda bem jovem com um rapaz de comportamento violento, com quem casou e morou durante alguns anos. Inconformada com o comportamento agressivo do esposo, Alice decidiu se separar. Ao comunicar sua vontade de encerrar a relação, o marido se revoltou e assassinou jovem, ocultando seu corpo num lugar conhecido como “Cova do Tatu”.
Morta em 1955, o corpo de Alice só foi encontrado dias depois de seu assassinato, sendo sepultado pela família, com a ajuda de moradores. Com o passar do tempo, comovidos com a dramática história de Alice, alguns populares começaram a oferecer velas em honra à sua alma, obtendo inúmeras graças e milagres.
No mesmo local onde o corpo foi encontrado, foi construída uma humilde capelinha, onde até hoje os seus devotos depositam pedidos, ex-votos e agradecimentos. Ao redor do santuário, existe um pequeno cemitério.
Dentro da capelinha é possível encontrar muitos objetos colocados como símbolos representativos de pedidos e agradecimentos, a exemplo de trabalhos de conclusão de curso, velas, imagens de santos, cabelos, flores de plástico, terços, crucifixos e outros itens. Ela costuma ser evocada para auxiliar em curas, nos estudos, em questões familiares e de relacionamento, dentre outras causas variadas.
TEXTO E FOTOS: RAFAEL NOLÊTO
Deixe um comentário