(Oeiras – Piauí)

A Rua Coronel Rêgo, em Oeiras, é também conhecida como Rua do Fogo. Ali, sob o seu solo, está enterrada uma santa com o pescoço bem fininho. Pode-se dizer que a cabeça está presa ao corpo por um fio.
Ninguém sabe quem colocou ela lá, nem de onde ela veio e muito menos porque o pescoço dela é tão fino. O que se sabe é que no dia que alguém quebrar o pescoço da santa, aa cidade de Oeiras será consumida pelo fogo.
Os oeirenses morrem de medo de serem consumidos pelo fogo caso o pescoço da santa venha a quebrar. Por isso fazem de tudo pra que isso não aconteça. O maior sufoco que passam é, provavelmente, durante a procissão do fogaréu, uma caminhada religiosa onde todos os fiéis são do sexo masculino e carregam consigo tochas. Como se não bastasse o peso do povo caminhando sobre a rua, ainda têm que se preocupar com o fato de que carregam consigo chamas que só alimentariam o fogo da maldição.

A procissão é, por bem dizer, um verdadeiro ato de fé em Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, homenageado pelo ritual. Só assim se justifica a coragem de tamanho cortejo passar por ali arriscando quebrar o pescoço da santa.
No entanto, quem se preocupa é a toa, pois o homenageado jamais permitirá que isso ocorra durante a procissão em seu louvor.
FONTE:
TEXTO: JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO
Deixe um comentário