O HOMEM PEIXE DO POTY

(Prata do Piauí – Piauí)

47682528_2169935023267491_5826506308236345344_n

Há algumas décadas atrás, na zona rural de Prata do Piauí, aconteceu uma história muito interessante. Fé era uma jovem muito bonita que habitava uma pequena comunidade próxima do Poço do Curicica, um local onde as águas do Rio Poty são muito profundas. Eram as férias escolares e a garota, junto com sua mãe, havia ido passar uns dias naquele lugar, onde tinha familiares.

Como era de costume, um dia, cedo da manhã, as mulheres da comunidade dirigiram-se ao rio com o objetivo de lavar roupa e pegar água para o abastecimento dos lares. Fé, suas primas e colegas resolveram ir junto, acompanhando suas mães. Assim, poderiam aproveitar para tomar banho no rio.

No dia do ocorrido, as meninas brincavam de ver quem dava o salto mais espalhafatoso possível, espalhando água por todos os lados. Sempre espevitada, Fé se esforça ao máximo na sua vez: afasta-se, corre e salta dando um mortal antes de cair na água.

Todos ficaram espantados com o atrevimento da garota, que não conhecia bem aquelas águas. Após o salto, Fé afundou nas águas, desaparecendo da vista de todos. As colegas logo perceberam que alguma coisa havia dado errada e alertaram os mais velhos.

Em pouco tempo toda a comunidade estava procurando a menina no rio. Pescadores experientes lançavam-se em mergulhos demorados, mas não avistavam a garota. Depois de horas de busca infrutífera, deram o caso por encerrado, imaginando que a moça estivesse morta, presa em alguma raiz ou saliência de rocha submersa. Choro, desmaios, desespero dos parentes e amigos era só o que se ouvia.

Mas o que aconteceu depois deixou todos cobertos de espanto. Já era fim de tarde e todos esperavam a chegada do delegado para registrar o caso quando, de repente, surge Fé na margem do rio. Ainda tonta e exausta desmaia na frente de todos.

Ao acordar, Fé explicou que, ao cair na água, ficou atordoada e nadou embaixo d’água a esmo, sem conseguir encontrar a superfície, pois a correnteza estava forte. Já quase sem fôlego, chegou num lugar muito escuro, uma gruta submersa, onde havia oxigênio. Assim, pôde respirar. Como estava desorientada e muito cansada, ali mesmo se deitou e adormeceu.

Algum tempo depois sentiu alguém se aproximar dela. Abrindo os olhos, enxergou um ser meio-peixe, meio-homem, que a pegou pelos braços e a conduziu até bem próximo da margem e depois retornou para as profundezas do Poty. A criatura, da qual teve medo inicialmente, havia salvado sua vida. Ao que dizem, a criatura é uma espécie de protetor das águas naquele lugar, que, compadecido da moça, resolveu lhe ajudar.

Já adulta, Fé se torna proprietária de um restaurante popular, onde também vendia doces deliciosos, próximo ao Balneário da Prata Velha. Ali, já uma senhora, cansou de contar a clientes e amigos do dia que foi salva pelo Homem Peixe do Poty.

FONTE:

AZEVEDO, Benedito Rubens Luna de.A IMPORTÂNCIA SOCIOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTY NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL PIAUIENSE. CARTA CEPRO, v.24, n. 1, 2007.

 

TEXTO: JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

VEJA.com

Notícias sobre política, economia, celebridades, mundo e esportes. Coberturas e reportagens especiais em TVEJA.

Me desculpem, não foi de propósito!

Devaneios irreais sobre uma vida real.

O FOLCLORE BRASILEIRO

O Folclore é uma das nossas mais importantes culturas. Vamos manter a tradição, cultivá-la, divulgá-la, usufruí-la etc.

Se Conto Ninguém Acredita

Histórias de um Subconsciente Pouco Convencional

Colecionador de Sacis

Desde 2015 tirando o folclore da garrafa

Raiz Cultural

Consolidando Cultura Piauiense

Causos Assustadores do Piauí

Mitos, visagens, lendas, ovnis, ets, fenômenos e causos assombrosos do Piauí

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: