A ALMA MILAGROSA DE MARIA ROSA

(Piracuruca – Piauí)

4118021f-7f90-4cb3-9a73-c355380b1c62-e1575741422672

Distante cerca de 43 km do centro de Piracuruca, na localidade de nome Cajazeiras, se encontra um lugar místico, um antigo túmulo que virou capela e ponto de peregrinação visitado por muitas pessoas em busca de milagres e bençãos, trata-se do lugar onde repousa o corpo da finada Maria Rosa.

8f189380-418a-4e5e-8a54-6dcc85b04eb1-768x1024

Por tradição oral, sabe-se que Maria Rosa, originária da região de Cocal, era uma mulher muito bonita, casada com um homem de posses e bastante ciumento, ao ponto de não deixar Maria Rosa sair de casa, o ciúme chegou ao ponto do marido matar um escravo por achar que o mesmo estava cortejando Maria Rosa, não achando pouco, o marido tramou a morte de Maria Rosa, disse a ela que fariam uma visita aos pais dela, ela ficou muito feliz, pois há muito não os via.

A lenda continua que ao ser visitada por comboieiros, Maria Rosa mandou um recado aos pais, que em três dias ele chegaria para visitá-los. Só que a visita não aconteceu, Maria Rosa jamais chegou a ver os pais novamente, aconteceu que, quando estavam a caminho da casa dos pais de Maria, o marido perverso argumentou que havia esquecido algo em casa e a deixou com os demais participantes do comboio, de fato, esses eram as pessoas pagas pelo marido para assassinar Maria Rosa, que foi brutalmente sacrificada, maltratada e enterrada ainda viva em cova rasa, de forma que os cabelos e a mão ficaram de fora.

O pai aguardando a filha impaciente, resolveu ir em busca para encontrá-la no caminho, nas proximidades de uma ladeira, já nas Cajaeiras ele começou a escutar um clamor em forma de gemido, ao se aproximar, se deparou com a cena bizarra, sua filha estava dando os últimos suspiros de morte, com parte do corpo desenterrada. Maria era muito devota de Santo Antônio e sempre andava com uma imagem do santo, os mais antigos dizem que quem anda com o santo não morre antes de ser encontrado, foi isso que aconteceu com Maria Rosa.

Assim, Maria Rosa ao ver o pai, suspirou e quando o pai recolheu a imagem de Santo Antônio que estava nas vestes de sua filha, ela morreu. Com isso a notícia se espalhou e o povo da região começou a fazer promessas, desde então começaram as romarias e o movimento foi crescendo e se popularizando.

No local os devotos, agradecidos pelas graças alcançadas, construíram uma capela que abriga o túmulo da finada, onde também são depositados ex-votos dos mais variados tipos (garrafas d’água, peças de madeira representando partes do corpo humano, flores, retratos, cartas, chinelos, orações impressas, etc), representando os milagres que foram alcançados pelos fiéis. O santuário é ladeado por dois enormes cruzeiros, onde os devotos acendem velas para a alma milagrosa de Maria Rosa.

8307da98-3d7d-4c53-b2b7-94190f754bdc-768x1024

 

a1424a6c-745a-48d2-868a-e23bc2c8e189-768x576

 

eb17e6f6-882f-495f-8bda-ed1f4b89f9d0-768x1024

 

TEXTO EXTRAÍDO DO PORTAL PIRACURUCA

Texto: F Gerson Meneses

Fontes consultadas:
Índio Apache e Nonato Araújo
Fotos: Índio Apache

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

VEJA

Notícias sobre política, economia, celebridades, mundo e esportes. Coberturas e reportagens especiais em TVEJA.

Me desculpem, não foi de propósito!

Devaneios irreais sobre uma vida real.

O FOLCLORE BRASILEIRO

O Folclore é uma das nossas mais importantes culturas. Vamos manter a tradição, cultivá-la, divulgá-la, usufruí-la etc.

Se Conto Ninguém Acredita

Histórias de um Subconsciente Pouco Convencional

Colecionador de Sacis

Desde 2015 tirando o folclore da garrafa

Raiz Cultural

Consolidando Cultura Piauiense

Causos Assustadores do Piauí

Mitos, visagens, lendas, ovnis, ets, fenômenos e causos assombrosos do Piauí

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: