(MIGUEL ALVES – PI)

Cerca de duzentos anos atrás, no lugar hoje conhecido como Localidade Mato Seco (zona rural do município de Miguel Alves, Piauí), um vaqueiro perdeu-se em meio à mata, e, depois de muito tempo, já sedento e com fome, sob o calor do sol do equador, resolveu apelar para a ajuda dos céus, pedindo que Deus lhe mostrasse o caminho de volta para casa.
Em seguida o vaqueiro avistou uma igreja no alto de um morro e nela uma mão que indicava um sentido, de modo que entendeu que deveria seguir por aquele caminho. Assim o fez e conseguiu chegar em casa são e salvo, pondo-se a contar o que havia visto a amigos e familiares, que, curiosos, partiram em busca do que tinha sido visualizado pelo vaqueiro.

Ao chegarem no lugar, tudo que encontraram foi uma enorme pedra, que logo batizaram como Pedra Santa. A notícia se espalhou e passou a formação rochosa ganhou fama de milagreira, de modo que iniciou-se um movimento de peregrinação para exercício de uma devoção no lugar, havendo notícia de muitos milagres por ali.
Os fiéis que se deslocam ao local normalmente fazem preces clamando por saúde, equilíbrio financeiro, ajuda nas relações amorosas, auxílio para encontrar coisas ou animais perdidos, etc. Anualmente, pessoas da região, bem como de municípios vizinhos, visitam a Pedra Santa pedindo por milagres ou agradecendo as graças obtidas, soltando foguetes ou levando ex-votos. No lugar podem ser visualizados ex-votos, cruzeiros, restos de velas, pertences de devotos, imagens de santos, além de inscrições deixadas pelos visitantes na pedra.

REFERÊNCIAS
https://180graus.com/miguel-alves/desbravadores-visitam-pedra-santa-em-miguel-alves
TEXTO: JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO
Deixe um comentário