(COIVARAS – PIAUÍ)

Em fins dos anos 60 ou início dos anos 70, surgiram rumores que davam conta da aparição de uma santa no alto de um morro situado na Localidade Várzea da Roça, zona rural de Coivaras, Piauí.
Três crianças que brincavam na região, sempre viam no alto do morro uma aparição que descreviam aos pais como sendo “uma de suas bonecas”, sendo que a viam embaixo de um pé de sambaíba que ficava no alto do morro. por várias vezes contaram a história, até que a mãe, curiosa, resolveu perguntar qual das bonecas haviam visto no alto do morro, sendo que, nessa ocasião, apontaram para a imagem de gesso de Nossa Senhora da Conceição que a mãe tinha em casa, ao que todos entenderam que as crianças haviam visto a santa, tendo o fato chamado a atenção de todos da região.
Na mesma época, uma senhora da região teria sonhado com a santa no alto do morro, que lhe pedia orações em troca de graças ao povo da região. Em razão disso, a senhora colocou um cruzeiro no alto do morro, embaixo do pé de sambaíba, e passou a festejar a santa todos os anos, com a ajuda da comunidade.
O movimento de peregrinação era forte e muitos iam ao local pedindo graças a Nossa Senhora da Conceição, sendo que muitos fiéis tinham seus pedidos atendidos e retornavam ao lugar para prestar homenagens à santa. O movimento durou por muitos anos e há vários relatos de fé em que a santa teria intercedido milagrosamente pelo povo que a procurou, inclusive, entre eles, muitas pessoas de outras cidades e regiões.
Na época dos festejos haviam rezas e leilões próximo da base do morro, por ser difícil o acesso ao topo da elevação, de modo que havia inclusive um cruzeiro na altura do solo, próximo à base do morro. Todavia, sempre haviam fiéis que desafiavam o caminho ingríme que seguia até o pico do morro, sempre orando, para exercer a sua devoção embaixo do pé de sambaíba, onde havia um outro cruzeiro marcando o lugar em que aparecia a santa.

A peregrinação e os festejos teriam durado muitos anos, até que, com o passar dos anos, alguns fiéis foram embora da região e outros vieram a óbito, de modo que a devoção no local foi diminuindo com o tempo. Ainda há no lugar vestígios da devoção, inclusive o que resta do pé de sambaíba sob o qual aparecia a santa, e os dois cruzeiros, já desgastados pelo tempo, marcando na paisagem os ritos de fé do passado daquele lugar.


PARA SABER MAIS VEJA O VÍDEO DO CANAL DI COIVARAS PI:
TEXTO: JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO
IMAGENS: CANAL DI COIVARAS PI
REFERÊNCIAS:
CANAL DI COIVARAS PI. Aparição da Santa na Várzea da Roça, Coivaras Piauí. Repórter, professor e historiador Luiz Roseno realiza reportagem sobre aparição de santa em Coivaras. Vídeo publicado em 16 de fevereiro de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0pzXWTW9R7k>. Acesso em 27 de abril de 2021.
Deixe um comentário