APARIÇÃO DE NOSSA SRA. DA CONCEIÇÃO NA VARZEA DA ROÇA

(COIVARAS – PIAUÍ)

Ao fundo da imagem o morro sobre o qual aparecia Nossa Senhora da Conceição

Em fins dos anos 60 ou início dos anos 70, surgiram rumores que davam conta da aparição de uma santa no alto de um morro situado na Localidade Várzea da Roça, zona rural de Coivaras, Piauí.

Três crianças que brincavam na região, sempre viam no alto do morro uma aparição que descreviam aos pais como sendo “uma de suas bonecas”, sendo que a viam embaixo de um pé de sambaíba que ficava no alto do morro. por várias vezes contaram a história, até que a mãe, curiosa, resolveu perguntar qual das bonecas haviam visto no alto do morro, sendo que, nessa ocasião, apontaram para a imagem de gesso de Nossa Senhora da Conceição que a mãe tinha em casa, ao que todos entenderam que as crianças haviam visto a santa, tendo o fato chamado a atenção de todos da região.

Na mesma época, uma senhora da região teria sonhado com a santa no alto do morro, que lhe pedia orações em troca de graças ao povo da região. Em razão disso, a senhora colocou um cruzeiro no alto do morro, embaixo do pé de sambaíba, e passou a festejar a santa todos os anos, com a ajuda da comunidade.

O movimento de peregrinação era forte e muitos iam ao local pedindo graças a Nossa Senhora da Conceição, sendo que muitos fiéis tinham seus pedidos atendidos e retornavam ao lugar para prestar homenagens à santa. O movimento durou por muitos anos e há vários relatos de fé em que a santa teria intercedido milagrosamente pelo povo que a procurou, inclusive, entre eles, muitas pessoas de outras cidades e regiões.

Na época dos festejos haviam rezas e leilões próximo da base do morro, por ser difícil o acesso ao topo da elevação, de modo que havia inclusive um cruzeiro na altura do solo, próximo à base do morro. Todavia, sempre haviam fiéis que desafiavam o caminho ingríme que seguia até o pico do morro, sempre orando, para exercer a sua devoção embaixo do pé de sambaíba, onde havia um outro cruzeiro marcando o lugar em que aparecia a santa.

Antonio Carlos, morador da região, mostrando o cruzeiro que indica o lugar, na base do morro, em que se realizavam os festejos religiosos em homenagem a Nossa Senhora da Conceição

A peregrinação e os festejos teriam durado muitos anos, até que, com o passar dos anos, alguns fiéis foram embora da região e outros vieram a óbito, de modo que a devoção no local foi diminuindo com o tempo. Ainda há no lugar vestígios da devoção, inclusive o que resta do pé de sambaíba sob o qual aparecia a santa, e os dois cruzeiros, já desgastados pelo tempo, marcando na paisagem os ritos de fé do passado daquele lugar.

restos do tronco caído do pé de sambaíba situado no alto do morro, sob o qual aparecia Nossa Senhora da Conceição
Professor Luiz Roseno e Antonio Carlos exibindo os restos do antigo cruzeiro que, no topo do morro, marcava o lugar em que aparecia a santa

PARA SABER MAIS VEJA O VÍDEO DO CANAL DI COIVARAS PI:

TEXTO: JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO

IMAGENS: CANAL DI COIVARAS PI

REFERÊNCIAS:

CANAL DI COIVARAS PI. Aparição da Santa na Várzea da Roça, Coivaras Piauí. Repórter, professor e historiador Luiz Roseno realiza reportagem sobre aparição de santa em Coivaras. Vídeo publicado em 16 de fevereiro de 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0pzXWTW9R7k>. Acesso em 27 de abril de 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

VEJA

Principais informações sobre política, economia, saúde, tecnologia, esporte e cultura.

Me desculpem, não foi de propósito!

Devaneios irreais sobre uma vida real.

O FOLCLORE BRASILEIRO

O Folclore é uma das nossas mais importantes culturas. Vamos manter a tradição, cultivá-la, divulgá-la, usufruí-la etc.

Se Conto Ninguém Acredita

Histórias de um Subconsciente Pouco Convencional

Colecionador de Sacis

Desde 2015 tirando o folclore da garrafa

Raiz Cultural

Consolidando Cultura Piauiense

Causos Assustadores do Piauí

Mitos, visagens, lendas, ovnis, ets, fenômenos e causos assombrosos do Piauí

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: