O PROJETO

“Todos cantam sua terra
Também vou cantar a minha”
(Casimiro de Abreu)
 
 
 

Lendas, mitos e causos são parte importante da história e da cultura de um povo, de modo que ajudam a definir a própria identidade das pessoas que integram a sociedade em que são contadas tais histórias. Segundo Rosane Volpatto, ““As fábulas e as lendas, são estórias que devem ser contadas e recontadas, para que não se percam as vigas mestras da formação de um povo”.  De fato, até mesmo segundo a UNESCO, o patrimônio cultural do mundo compreende também as tradições orais, as línguas, a música, a dança, as artes do espetáculo, o artesanato, os costumes, as crenças, etc.

Como o lembra a célebre frase do filósofo mali Hampaté Bâ: “Quando morre um velho na África, é uma biblioteca inteira que se queima”, a expressão tradicional e popular é salvaguardada na memória dos homens. Ela só pode sobreviver pelos elos humanos da transmissão de geração em geração ou, mais recentemente, graças aos registros mecânicos. A natureza efêmera do patrimônio imaterial o faz vulnerável. Portanto, é urgente agir. 

Tendo em vista isso, o projeto Causos Assustadores do Piauí foi iniciado pelo altoense (embora natural de Campo Maior) José Gil Barbosa Terceiro e por sua esposa Catarina Soares de Sena e, hoje, já conta com alguns outros parceiros. O projeto engloba diferentes maneiras de contar mitos, lendas, causos, fenômenos paranormais, aparições, que tenham ocorrido ou sejam originárias do Estado do Piauí. A ambição é reunir o maior número possível de contos, afim de preservar a história de nossa tradição oral.

José Gil, que sempre gostou de contos de terror e sempre se entusiasmou com relatos de aparições fantasmagóricas, lendas e mitos, um dia se perguntou: Porque não reunir tudo isso em um lugar? Então resolveu criar um grupo no face onde contaria todas as histórias que conhecia e abriria espaço para que outras pessoas contassem as suas. Assim, o projeto deu seus primeiros passos por meio de um grupo no facebook (https://www.facebook.com/groups/822070491194786), onde os idealizadores do projeto e os demais participantes do grupo contam histórias de assustar de que têm conhecimento ou que se sucedeu com eles mesmos, passando posteriormente a agregar um canal no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCmdRNKSSSaGDVeRwu5ql9Vw) e uma página no facebook (https://www.facebook.com/Causos-Assustadores-do-Piau%C3%AD-1743639785880084/) que reproduz um pouco do que ocorre no grupo e no Youtube. O presente site é o passo seguinte nesse projeto, no intuito de levar ao maior alcance possível a todos os Causos Assustadores do Piauí.

IDEALIZADORES

13664272_1176790979007651_736827974_n

JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO (ILUSTRAÇÃO DE MILTON PAIVA)

José Gil Barbosa Terceiro, filho de José Gil Barbosa Junior e Lucia Maria Alves Mourão Barbosa, nasceu em Campo Maior, mas se diz altoense de coração. Pai de Francisco José de Morais Gil Barbosa e de Ana Lúcia Sena Gil Barbosa, é casado com Catarina Soares de Sena. Advogado, dedica-se nas horas vagas a atividades culturais como a pesquisa da história de sua região, à atuação (teatral ou na telinha), produção de vídeos para o canal Causos Assustadores do Piauí no Youtube, sendo, também, contador de causos.

catarina sena

CATARINA SOARES DE SENA

Catarina Soares de Sena, filha de Luiz Bispo de Sena e Alzira Soares de Sena, nasceu em Teresina, Piauí. Estudante de Licenciatura em Geografia na UESPI, em Campo Maior, é mãe de Arthur Rikuelmy Soares Sousa, Maria Luiza Soares Sousa e Ana Lúcia Sena Gil Barbosa. Nas horas vagas, gosta de curtir a vida, sendo que também escreve causos e já atuou em curtas-metragens e vídeos para o canal dos Causos Assustadores do Piauí no Youtube.

Sem título

Na foto, o casal idealizador do projeto.

PARCEIROS:

DOUGLAS

DOUGLAS VIANA

Douglas Viana Elizeu, filho de Luciana Viana Rodrigues e Mauro Sérgio Souza Elizeu, nasceu em Altos – PI. Dedica seu tempo aos estudos e à alguns hobbies especiais, como tocar, tentar compor – e não conseguir, rabiscar coisas, rabiscar as coisas, etc… É extremamente apaixonado pelas pessoas, e contribui para o projeto ilustrando causos asssustadores.

douglas
José Gil Terceiro e Douglas Viana

vídeo anunciando o surgimento do canal no Youtube

teaser trailer do canal do Youtube

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

VEJA.com

Notícias sobre política, economia, celebridades, mundo e esportes. Coberturas e reportagens especiais em TVEJA.

MONOMITO

Mitologia & Complexidade

Me desculpem, não foi de propósito!

Devaneios irreais sobre uma vida real.

O FOLCLORE BRASILEIRO

O Folclore é uma das nossas mais importantes culturas. Vamos manter a tradição, cultivá-la, divulgá-la, usufruí-la etc.

Se Conto Ninguém Acredita

Histórias de um Subconsciente Pouco Convencional

Colecionador de Sacis

Desde 2015 tirando o folclore da garrafa

Raiz Cultural

Consolidando Cultura Piauiense