ORIGEM DA HUMILDADE NA TERRA DOS HUMILDES

(Alto Longá – Piauí)

17904283_1856121221315541_3779524080936565208_n

No século XVIII, já havia, na área que atualmente pertence a Alto Longá, um grupamento de pessoas que por lá vivia espalhada em algumas poucas fazendas. Contam que nessa época, havia uma senhora, vinda de Portugal, de nome Mãe Pequenina, que era rezadeira e parteira. Entre as inúmeras coisas que trouxe consigo havia uma santa, que guardava a mil chaves e não deixava ninguém ver.

Quando a mulher morreu, dizem que a santa apareceu em uma lagoa, de modo que ninguém sabia explicar como tinha ido parar ali. Tentaram apanhá-la para levar a um local mais digno de uma santa, mas ninguém conseguia levantá-la. O homem mais forte dali não conseguiu levantá-la.

As pessoas começaram a entender que a impossibilidade de levantar a imagem não era resultado do peso da santa, mas do fato de que esta deveria ser levantada por uma pessoa pura e livre de pecados.

Ledo engano: uma virgem não conseguiu levantá-la, uma beata também não e, nem mesmo uma criança, obteve êxito. Havia um mistério ali! Algo mais seria necessário… mas o que?

Todos começaram a tentar, mas ninguém conseguia. Apenas conseguiu levantar a imagem uma prostituta Foi um choque para todos! Como uma rameira havia conseguido levantar a santa já que muitos melhores do que ela não haviam conseguido?

Afim de satisfazer a curiosidade, procuraram um sábio ancião que, indagado, respondeu-lhes: “Vocês não sabem que Deus é Pai de todos e que, assim sendo, ama igualmente a todos os seus filhos? A mim, a resposta é óbvia: vocês que sempre foram cheios de orgulha e soberba, sempre se acharam uns melhores que os outros… Para Deus, contudo, não existe essa diferenciação… Todos os filhos são iguais perante o Pai e D’Ele recebem o mesmo amor! Para lembrar-lhes disso, permitiu que apenas essa moça, tida pelo povo como pior que a maioria de vocês, levantasse a imagem, para mostrar-lhes que ela é também filha D’Ele e que conseguiu algo que vocês, que se dizem melhores, não conseguiram. Aliás, não perceberam que a imagem é de Nossa Senhora dos Humildes?”.

De fato, não haviam percebido, Alguns até dizem que a imagem em Alto Longá possui diferenças na aparência em relação às demais imagens da mesma santa, de modo que aquela que ali há é única em todo o mundo.

A revelação fez com que todos percebessem seus pecados, de modo que quase todos se arrependeram e, pela graça do Espírito Santo, passaram a se comportar de forma extremamente humilde. O milagre da Santa foi reconhecido e era preciso encontrar um lugar para abrigá-la, afim de que pudesse ser adorada pro todos, que, agora, eram devotos seus.

Em meio a toda aquela sociedade liberta do pecado, ainda havia, ali, um lugar em que a maldade e a devassidão imperavam: as terras da dona Briolanja, que era uma mulher muito rica, mas também muito má e invejosa. A ela se aplicava bem a regra de que era mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que ela entrar no reino dos céus. Para piorar a situação, dizem que ela mantinha uma relação incestuosa com o filho, que, ainda por cima, era casado.

Poucos dias depois de encontrarem a santa, a velha diabólica morreu, vítima do próprio filho, que atirou nela por engano, visto que fora levado a crer, pela mãe enciumada, que a esposa o traía e, estando Briolanja vestida de homem para simular um adultério da esposa, foi assim vitimada pelo filho.

As pessoas, contudo, entendiam que o mal ainda habitava ali em suas terras e, por isso, resolveram construir o templo de Nossa Senhora dos Humildes no local em que ficava a sua casa, pois acreditavam que o poder da imagem milagrosa iria livrar de vez aquela terra do pecado dessa forma. Assim, em 31 de dezembro de 1740, é edificada, ali, a capela de Nossa Senhora dos Humildes, onde depositaram a imagem.

Dizem que nesse tempo, a entrada da igreja era onde hoje ficam os fundos, mas que mudaram a posição da entrada porque sempre que chegavam no local a santa estava virada para os fundos, como que olhando para o local onde foi encontrada.

É por esse motivo que a diocese decidiu mudar a frente da igreja para o outro lado. Diz a lenda que hoje Alto Longá é uma terra formada por pessoas que se reconhecem como iguais, todos servos do Senhor, dotados da mesma importância, sendo, por isso, chamada de Terra dos Humildes.

No entanto, como nenhum lugar sobre a terra é perfeito, pois só o Céu, a morada do Pai, há de sê-lo, volta e meia o diabo, que sempre tenta os bons, consegue corromper alguém, ressurgindo, ainda que por pouco tempo, a maldade e o pecado no lugar. Quando isso acontece, até hoje, o povo de Alto Longá costuma falar: – “Eita, que hoje a Briolanja tá solta!”

REFERÊNCIAS:
– relato oral de Marcos Luciano Paz.
– relato escrito, via facebook, de Hildeijane Rosa​.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alto_Long%C3%A1
– QUEIROZ, Áurea. Lendas do Piauí. Teresina: Maria Áurea Mesquita Queiroz, 2013.

TEXTO: José Gil​ Barbosa Terceiro.

 

Um comentário em “ORIGEM DA HUMILDADE NA TERRA DOS HUMILDES

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

VEJA.com

Notícias sobre política, economia, celebridades, mundo e esportes. Coberturas e reportagens especiais em TVEJA.

Me desculpem, não foi de propósito!

Devaneios irreais sobre uma vida real.

O FOLCLORE BRASILEIRO

O Folclore é uma das nossas mais importantes culturas. Vamos manter a tradição, cultivá-la, divulgá-la, usufruí-la etc.

Se Conto Ninguém Acredita

Histórias de um Subconsciente Pouco Convencional

Colecionador de Sacis

Desde 2015 tirando o folclore da garrafa

Raiz Cultural

Consolidando Cultura Piauiense

Causos Assustadores do Piauí

Mitos, visagens, lendas, ovnis, ets, fenômenos e causos assombrosos do Piauí

WordPress.com em Português (Brasil)

As últimas notícias do WordPress.com e da comunidade WordPress

%d blogueiros gostam disto: