CABRA CABRIOLA

(LENDA DO PIAUÍ)

CABRA3

Cabras Cabriolas são demônios antigos, que mesmo antes do descobrimento do Brasil, já assombravam a Espanha e Portugal. Acredita-se que tenham vindo para cá ainda no período das grandes navegações, quando os portugueses costumavam trazer nas caravelas animais que não haviam por aqui, inclusive caprinos, passando a assombrar as terras do nordeste do Brasil. Acredita-se que tenha chegado ao Piauí ainda por volta do século XIX, quando a caprinocultura se expandia em nossas terras.

É uma entidade demoníaca em forma de cabra que solta fogo e fumaça pelos olhos, nariz e boca, que cheira a enxofre. O diabrete corre atrás de suas vítimas para mordê-las, importuná-las ou expulsá-las de algum lugar. Costuma atacar as pessoas que andam por ruas desertas em noites de sexta-feira, especialmente as noites de sexta-feira 13 e sexta-feira da paixão.

CABRIOLAEmbora já tenha assombrado todo tipo de gente, a cabra cabriola tem predileção por crianças malcriadas, bebês chorões e mães em período de amamentação. Mama no peito das mulheres e azeda o leite, depois devora os bebês. Em casa de menino obediente, bom para a mãe, que não mije na cama, não durma tarde, e não seja traquino, a cabra cabriola nem passa perto.

No entanto, se a criança é danadinha, sua casa cedo ou tarde recebe a visita dessa entidade, que na maioria das vezes sobe nos telhados e, antes de atacar, canta uma música assustadora: “Eu sou a cabra cabriola / Que como meninos aos pares / Também comerei a vós / Uns carochinhos de nada”.

As crianças geralmente quando escutam um barulho no teto, já correm para a mãe. Pode ser qualquer animal, mas é melhor prevenir, pois é possível que seja a cabra cabriola. Os mais velhos dizem que a cabra cabriola é um espírito maligno que pode se apossar do corpo de qualquer cabra inocente, fazendo com que o animal fique descontrolado e passe a atacar as pessoas.

Para afastar a cabra cabriola as pessoas costumam fazer o sinal da cruz e rezar um Pai Nosso, mas também é eficaz contra esse demônio a esfregação de dentes de alho nas entradas da casa ou manter um pé de guiné plantando no jardim.

FONTE:

TEXTO: JOSÉ GIL BARBOSA TERCEIRO

 

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

PATRIMÔNIO CULTURAL DO PIAUÍ

Coordenação de Registro e Conservação - CRC/SECULT

VEJA

Principais informações sobre política, economia, saúde, tecnologia, esporte e cultura.

Me desculpem, não foi de propósito!

Devaneios irreais sobre uma vida real.

O FOLCLORE BRASILEIRO

O Folclore é uma das nossas mais importantes culturas. Vamos manter a tradição, cultivá-la, divulgá-la, usufruí-la etc.

Se Conto Ninguém Acredita

Histórias de um Subconsciente Pouco Convencional

Colecionador de Sacis

Desde 2015 tirando o folclore da garrafa

Raiz Cultural

Consolidando Cultura Piauiense

Causos Assustadores do Piauí

Mitos, visagens, lendas, ovnis, ets, fenômenos e causos assombrosos do Piauí